
Tel: (73) 3231 - 3342
Uma política pública que proporciona a primeira experiência profissional de jovens e adultos na rede estadual de Saúde, por meio da aprendizagem em serviço.
O Programa Primeiro Emprego, na gestão FESFSUS, tem sido uma rica experiência de política pública desenvolvida em parceria com o Governo do Estado da Bahia. A inserção de egressos da Rede Pública Estadual de Ensino Técnico no serviço público, unindo o trabalho à aprendizagem, numa contínua formação profissional, faz do Programa Primeiro Emprego uma marca inédita no âmbito governamental, política a ser ampliada como exemplo para todo o Brasil.
Numa conjuntura com adversidades no campo socioeconômico, o Programa tem sido um alento ao propiciar aos jovens e adultos na sua primeira experiência profissional, a oportunidade de empregabilidade, pois o Primeiro Emprego revelou-se ao longo da sua existência uma vitrine para novos talentos, com a perspectiva de continuidade de estudos e ao mesmo tempo a possibilidade de ser reinserido no mercado de trabalho.
Programa primeiro emprego – o que é?
Promovido pelo Governo do Estado da Bahia, em parceria com a Fundação Estatal Saúde da Família ( FESF-SUS), para inserir egressos e estudantes da educação profissional do ensino técnico da rede estadual de Educação profissional , no mercado de trabalho, a titulo de primeira experiência profissional.
Contratar 1.500 profissionais técnicos qualificados no processos de trabalho predefinidos
1090 contratados Atuais
INOVAÇÕES
Representantes
O Programa Primeiro acredita na participação e democracia dos espaços coletivos de gestão. Assim, a cada ano de realização do programa é disparada eleição dos representantes PPE, com o objetivo de que os próprios trabalhadores de forma democrática os seus representantes em nível local (por unidade de lotação) e municipal, para maior e melhor participação no desenvolvimento do programa, implicando os atores envolvidos, especialmente os próprios trabalhadores.
Projeto volta á escola
Com objetivo de apresentar o programa primeiro emprego, motivar os técnicos em formação, que muitas vezes passam pelas mesmas dificuldades e dúvidas que os atuais trabalhadores já enfrentaram, e, sobretudo, incentivar e reforçar a importância da educação para melhoria de vida.
Projeto
O projeto de melhorias faz parte do programa de aperfeiçoamento profissional, utilizando metodologias ativas e tem como produto final o trabalho de conclusão, elaborado pelos trabalhadores do programa primeiro emprego, proposta de melhorias para o ambiente de trabalho.
Programa de aperfeiçoamento profissional
Programa de aperfeiçoamento profissional atividade de formação continuada, através de modalidade de Educação á Distância (EaD), que visa o aprimoramento de conhecimento de conteúdo mediados por problematização e aprofundamento de conteúdo mediados por situações vivenciadas no trabalho , está fundamentado em metodologias ativas de ensino-aprendizagem.
